Sustentabilidade

Janela para o Mundo

Janela para o Mundo

Criado com o objetivo de buscar uma transformação significativa e sustentável por meio de soluções específicas para os problemas locais, o Janela para o Mundo engloba diferentes projetos alinhados aos valores da Omega, às normas vigentes e às políticas públicas já existentes.

Dividido nas etapas de diagnóstico, alinhamento com a comunidade e implantação, os programas do Janela para o Mundo são construídos de acordo com a necessidade de cada comunidade e sua realidade.

As iniciativas abrangem desde apoios pontuais para sanar necessidades das comunidades até programas de ação contínua. Entre estes programas destacam-se:

Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável

Em parceria com o Governo do Estado do Piauí (através da Secretaria de Educação e Cultura- SEDUC) e com o Governo Federal (através do MEC, especificamente no seu programa PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – e também do Instituto Federal do Piauí, campus Parnaíba – IFPI).

Laboratório de Energia Renovável no IFPI

A Omega instalou e equipou uma sala técnica que funciona como laboratório de energias renováveis, referência para o Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável dentro do campus do IFPI de Parnaíba.

Mapa Cultural e do Livro
Patrimônio Vivo na Educação

Criado para reconhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial da Ilha Grande de Santa Isabel, situada na região do Delta do Parnaíba, no Piauí, o Circuito Patrimônio Vivo nasceu em 2012 e envolveu 600 alunos, 90% das 18 escolas públicas, 69% dos 184 professores e 32% dos alunos da Ilha.

Centro de Educação Janela para o Mundo

No dia 27 de janeiro de 2017, a Omega inaugurou seu Centro de Educação Janela para o Mundo na comunidade do Labino, em Ilha Grande. O Centro conta com 2 salas de aulas, sendo uma de informática, equipada com 20 computadores, e ambientes de convivência comunitária para preencher o período de contra-turno das escolas, oferecendo duas turmas de Cursos Técnicos Complementares nas áreas de Educação, Saúde e Meio ambiente.

Quadra Poliesportiva

No dia 27 de janeiro de 2017, ao lado do Centro de Educação Janela para o Mundo, a Omega inaugurou a Quadra Poliesportiva na comunidade do Labino, como mais uma opção de lazer na região. Será lançado, ainda esse ano, um edital para incentivar as práticas esportivas na Ilha.

Parceria com a Polícia

Uma parceria com a polícia militar local foi celebrada para intensificar o policiamento nas comunidades, especialmente no Labino e Pedra do Sal, como contrapartida a uma reforma simples na delegacia atual de Ilha Grande e na construção de uma guarita na Pedra do Sal.

Combate à pesca predatória

Existem períodos do ano em que a pescaria é mais abundante, atraindo barcos pesqueiros de outras regiões do litoral do Delta (desde o CE até MA), que realizam uma pesca de arraste de camarão que se torna predatória ambientalmente e prejudica a pesca artesanal e o sustento das famílias locais.

Formação das Associações e
criação do Circuito do Patrimônio Vivo da Ilha

A Omega Energia acredita no fortalecimento das associações locais por meio de recursos financeiros disponibilizados por editais públicos. Para isto, a empresa realizou treinamentos e ofereceu suporte técnico para nove associações localizadas no entorno do Complexo Delta 1, no Piauí, em 2014.

Formação dos Professores e Lideranças Locais

A fim de mobilizar e engajar a comunidade escolar no projeto, foi realizada uma semana de formação com os professores, líderes locais e alunos de Monjolos.

Apoio na Semana Cultural de Monjolos de 2016

A prefeitura de Monjolos, através da Secretaria de Cultura, organizou uma semana de cultura na cidade em fevereiro de 2016, em que foram realizados diversos eventos e ações culturais.

Biblioteca

Na Escola Municipal Prefeito Geraldo Moreira da Costa a Omega Energia, em 2016, construiu e equipou uma nova biblioteca, garantindo que o espaço e os mais de 300 novos livros adquiridos possam ser utilizados por toda comunidade (escolar e familiar).

Sala de Informática

Na Escola Estadual Imaculada Conceição, também em 2016, a Omega construiu, mobiliou e realizou toda a infraestrutura de rede lógica de uma nova Sala de Informática, garantindo que os computadores novos que já existem no local possam ser utilizados por toda comunidade (escolar e familiar).

PCH Serra das Agulhas

Eólica

Hídrica
Capacidade instalada
30,0 MW

Municípios de Monjolos e Rio Pardo Pequeno | MG

Complexo Delta 2

Eólica

Eólica
Capacidade instalada
74,8 MW

Municípios de Parnaíba e Ilha Grande | PI

Complexo Delta 1

Eólica

Eólica
Capacidade instalada
70,0 MW

Municípios de Parnaíba e Ilha Grande | PI

PCH Indaiá Grande

Eólica

Hídrica
Capacidade instalada
20,0 MW

Município de Cassilândia, Rio Indaiá Grande | MS

PCH Indaiazinho

Eólica

Hídrica
Capacidade instalada
12,5 MW

Município de Cassilândia, Rio Indaiá Grande | MS

CGE Gargaú

Eólica

Eólica
Capacidade instalada
28,1 MW

Município de São Francisco do Itabapoana | RJ

PCH Pipoca

Eólica

Hídrica
Capacidade instalada
20,0 MW

Município de Ipanema, Rio Manhuaçu | MG

Complexo Delta 3

Eólica

Eólica
Capacidade instalada
220,8 MW

Municípios de Paulino Neves e Barreirinhas | MA