Compromisso Social

Janela para o Mundo

Compromisso Social

Acreditamos na atuação empresarial baseada na sustentabilidade e em nosso papel como transformador construtivo das regiões onde atuamos.

Nosso modelo de atuação social está alinhado à proposta de geração de valor do nosso negócio, baseada na relação bilateral, capaz de proporcionar benefício mútuo para todos os stakeholders.

Acreditamos na atuação empresarial baseada na sustentabilidade e em nosso papel como transformador construtivo dos territórios onde atuamos. A Omega direciona seus investimentos sociais para projetos que contribuam com o desenvolvimento socioeconômico desses territórios e que auxiliem na implantação de políticas públicas e de sustentabilidade, construindo relações efetivamente positivas com nossas comunidades vizinhas.

Para nossos investimentos sociais, apostamos em projetos com potencial estrutural e transformacional, capazes de fomentar e movimentar a economia local por meio de aumento de renda e atividade, bem como a realização de projetos indutores que suportem a educação.

Os investimentos e projetos sociais são definidos a partir de diagnósticos com base em indicadores sociais (IDH, escolarização, Renda per capita etc.) de institutos e órgãos de pesquisas oficiais como IBGE e Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, bem como diálogo com Gestão Pública e comunidades.

Criado com o objetivo de buscar uma transformação significativa e sustentável por meio de soluções específicas para os problemas locais, o Janela para o Mundo engloba diferentes projetos alinhados aos valores da Omega, às normas vigentes e às políticas públicas já existentes.

Dividido nas etapas de diagnóstico, alinhamento com a comunidade e implantação, os programas do Janela para o Mundo são construídos de acordo com a necessidade de cada comunidade e sua realidade. As iniciativas abrangem desde apoios pontuais para sanar necessidades das comunidades até programas de ação contínua.

Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável

Em parceria com o Governo do Estado do Piauí (através da Secretaria de Educação e Cultura- SEDUC) e com o Governo Federal (através do MEC, especificamente no seu programa PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – e também do Instituto Federal do Piauí, campus Parnaíba – IFPI).

Laboratório de Energia Renovável no IFPI

A Omega instalou e equipou uma sala técnica que funciona como laboratório de energias renováveis, referência para o Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável dentro do campus do IFPI de Parnaíba.

Mapa Cultural e do Livro Patrimônio Vivo na Educação

Criado para reconhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial da Ilha Grande de Santa Isabel, situada na região do Delta do Parnaíba, no Piauí, o Circuito Patrimônio Vivo nasceu em 2012 e envolveu 600 alunos, 90% das 18 escolas públicas, 69% dos 184 professores e 32% dos alunos da Ilha.

Centro de Educação Janela para o Mundo - PI

No Piauí, a Omega construiu e mantém desde janeiro de 2017, na Comunidade do Labino - Piauí, o Centro de Educação Janela para o Mundo. Por ser um espaço educativo e de convivência comunitária, o Centro é potencialmente um ambiente de interação entre os atores sociais locais. Hoje, o Centro atende 327 alunos distribuídos em 21 turmas de 8 cursos diferentes. Além desse, a Companhia está construindo um novo Centro de Educação, em Paulino Neves, no Maranhão.

Quadra Poliesportiva - PI

No dia 27 de janeiro de 2017, ao lado do Centro de Educação Janela para o Mundo, a Omega inaugurou a Quadra Poliesportiva na comunidade do Labino, como mais uma opção de lazer na região. Será lançado, ainda esse ano, um edital para incentivar as práticas esportivas na Ilha.

Parceria com a Polícia

Uma parceria com a polícia militar local foi celebrada para intensificar o policiamento nas comunidades, especialmente no Labino e Pedra do Sal, como contrapartida a uma reforma simples na delegacia atual de Ilha Grande e na construção de uma guarita na Pedra do Sal.

Combate à pesca predatória

Existem períodos do ano em que a pescaria é mais abundante, atraindo barcos pesqueiros de outras regiões do litoral do Delta (desde o CE até MA), que realizam uma pesca de arraste de camarão que se torna predatória ambientalmente e prejudica a pesca artesanal e o sustento das famílias locais.

Formação das Associações e criação do Circuito do Patrimônio Vivo da Ilha

A Omega Energia acredita no fortalecimento das associações locais por meio de recursos financeiros disponibilizados por editais públicos. Para isto, a empresa realizou treinamentos e ofereceu suporte técnico para nove associações localizadas no entorno do Complexo Delta 1, no Piauí, em 2014.

Formação dos Professores e Lideranças Locais

A fim de mobilizar e engajar a comunidade escolar no projeto, foi realizada uma semana de formação com os professores, líderes locais e alunos de Monjolos.

Apoio na Semana Cultural de Monjolos de 2016

A prefeitura de Monjolos, através da Secretaria de Cultura, organizou uma semana de cultura na cidade em fevereiro de 2016, em que foram realizados diversos eventos e ações culturais.

Biblioteca

Na Escola Municipal Prefeito Geraldo Moreira da Costa a Omega Energia, em 2016, construiu e equipou uma nova biblioteca, garantindo que o espaço e os mais de 300 novos livros adquiridos possam ser utilizados por toda comunidade (escolar e familiar).

Sala de Informática

Na Escola Estadual Imaculada Conceição, também em 2016, a Omega construiu, mobiliou e realizou toda a infraestrutura de rede lógica de uma nova Sala de Informática, garantindo que os computadores novos que já existem no local possam ser utilizados por toda comunidade (escolar e familiar).

Rota dos Pequenos Lençóis

Em 2016, a Omega, em parceria com o Governo do Maranhão, realizou a abertura de 35km da estrada estadual MA-315, do trecho que liga os municípios de Barreirinhas a Paulino Neves. Além da estrada, outras estruturas foram implementadas para melhorar a experiência de moradores e turistas na região: mirante da Lagoa do Salgadinho, pontos de observação paisagística com área de estacionamento, sinalizações e paradas para transporte coletivo.

Fortalecimento do Associativismo

Incentivando as atividades econômicas tradicionais da região dos Deltas, como a pesca, criação de animais e extrativismo, e contribuindo para a maximização dos recursos provenientes da relação fundiária, desde 2017 a Omega realiza ações de fortalecimento institucional e fomento à implantação de projetos produtivos para apoiar as três associações arrendantes do Delta Maranhão: Acorden, Morro do Boi e Alazão.

Lei de Zoneamento de Paulino Neves

Tendo em vista o crescimento sustentável da cidade e ampliação de capacidade de captação de recursos para investimentos no município, em 2018 a Omega deu continuidade ao projeto de Estruturação e Instrumentalização da Gestão Pública de Paulino Neves/MA (iniciado em 2017).

Reforma e Ampliação da Escola Raimundo Bernardo Silva

Reforçando o pilar de investimentos em educação como principal vetor do desen-volvimento socioeconômico, a Omega rea-lizou um projeto de reforma e ampliação da Escola Municipal Raimundo Bernardo Silva, em Paulino Neves/MA.

Criação de Quadra Poliesportiva de Cacimba Redonda

O esporte tem um papel essencial para suporte à Educação. Por isso, a Omega investiu no projeto de construção da Quadra Poliesportiva do bairro Cacimba Redonda em Paulino Neves, Maranhão.

PCH Serra das Agulhas

Hídrica
Capacidade instalada
30,0 MW

Municípios de Monjolos e Rio Pardo Pequeno | MG

Complexo Delta 2

Eólica
Capacidade instalada
74,8 MW

Municípios de Parnaíba e Ilha Grande | PI

Complexo Delta 3

Eólica
Capacidade instalada
220,8 MW

Municípios de Paulino Neves e Barreirinhas | MA

Pirapora

Solar
Capacidade instalada
321 MW

Pirapora | MG

Complexo Delta 5

Eólica
Capacidade instalada
54 MW

Município de Paulino Neves | MA

Complexo Delta 6

Eólica
Capacidade instalada
54 MW

Município de Paulino Neves | MA

Centrais Eólicas Assuruá (projetos CEA I e CEA II)

Eólica
Capacidade instalada
303 MW

Gentio do Ouro | Bahia

Delta 7 e 8

Eólica
Capacidade instalada
97,2 MW

Paulino Neves | Maranhão

Complexo Delta 1

Eólica
Capacidade instalada
70,0 MW

Municípios de Parnaíba e Ilha Grande | PI

PCH Indaiá Grande

Hídrica
Capacidade instalada
20,0 MW

Município de Cassilândia, Rio Indaiá Grande | MS

PCH Indaiazinho

Hídrica
Capacidade instalada
12,5 MW

Município de Cassilândia, Rio Indaiá Grande | MS

CGE Gargaú

Eólica
Capacidade instalada
28,1 MW

Município de São Francisco do Itabapoana | RJ

PCH Pipoca

Hídrica
Capacidade instalada
20,0 MW

Município de Ipanema, Rio Manhuaçu | MG