Omega Energia

Nossa história

Quem somos

Fundada em 2008, a Omega Energia é uma companhia geradora de energia elétrica com foco em energia limpa e renovável que atua sob rigorosos critérios operacionais, econômicos e de sustentabilidade.

Integramos a cadeia de um insumo fundamental ao crescimento sustentável: o da produção de energia limpa e renovável que aumenta a competitividade de nossos clientes e do país.

Atuamos por meio de um rígido padrão ético, valorizamos o bom relacionamento com todos os públicos e não abrimos mão da excelência na execução e operação de nossos empreendimentos. Acreditamos na geração de valor integral para empresa e sociedade, como parte do princípio de que a longevidade de nosso negócio está atrelada tanto aos resultados financeiros quanto ao desenvolvimento das pessoas e das comunidades próximas aos nossos projetos.

Hoje operamos 11 empreendimentos, com capacidade instalada de 255,4 MW de energia renovável, localizados nos estados de Piauí, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 2017, outros oito empreendimentos localizados no Maranhão, totalizando 220,8 MW de capacidade, entrarão em operação levando a produção esperada anual a 2.440 GWh. Além disso, temos um portfólio de projetos em desenvolvimento que soma mais de 3,0 GW de potência.

Nosso grupo é formado por duas empresas principais que ao longo dos anos se tornaram referência nacional em seus campos de atuação:

  • A Omega Geração é dedicada exclusivamente à produção e comercialização de energia elétrica a partir de empreendimentos que já tenham atingido seu estágio operacional.
  • A Omega Desenvolvimento atua exclusivamente na prospecção, licenciamento e construção de empreendimentos de energia renovável detendo um vasto portfólio de projetos espalhados por todo o país.

Temos ainda uma terceira frente de negócios: a Omega Soluções. Trata-se do nosso braço comercial que viabiliza, por meio dos negócios de Geração e Desenvolvimento, soluções de gestão energética para grandes consumidores de energia com foco na redução de custos aliado a fornecimento de energia de fontes renováveis e sustentáveis.

As empresas da Omega detêm sólida governança e crescente base de investidores em suas frentes de negócios e investimentos. As empresas são controladas por sua co-fundadora Tarpon Investimentos e administradas por seus co-fundadores Srs. Antonio Augusto Torres de Bastos Filho (CEO – Omega Geração) e Gustavo Barros Mattos (Diretor de Engenharia e Implantações) em conjunto com um time altamente qualificado e engajado no crescimento sustentável da empresa.

Acreditamos que a complementariedade, as sinergias e conhecimento combinado das empresas do Grupo, representam importantes vantagens competitivas da Omega bem como oferecem alternativas de investimento que se enquadram a um universo amplo de investidores que podem obter diferentes equações de risco e retorno em seus investimentos nas empresas do grupo.

A Omega em números

6 estados

Atuação abrangente em várias regiões do país

19 usinas

Onze em funcionamento, oito em construção

3.000 MW

Potencial de energia a desenvolver

Missão

Nossa missão

Fornecer energia sustentável através de uma eficaz rede composta por nossas pessoas, clientes, investidores e comunidade, gerando prosperidade a todos através de retornos superiores.

Rede de relacionamento

A Omega mantém uma estreita rede de relacionamento com seus stakeholders, favorecendo o engajamento e a comunicação, incentivando a criação de valor para todos os envolvidos em seus projetos e empreendimentos.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração tem o objetivo de estabelecer a estratégia da empresa e direcionar a gestão executiva e é composto por uma rica combinação de competências envolvendo os fundadores da empresa, seus acionistas e membros independentes.

A companhia estabelece em seu estatuto a existência de 2 membros independentes no Conselho que formam maioria no  comitê dedicado exclusivamente para, de forma transparente e segundo a regulação, avaliar e ratificar operações com partes relacionadas incluindo aquelas entre as empresas do grupo. O Comitê de Operações com Ativos de Partes Relacionadas visa assegurar a independência entre as empresas do Grupo e garantir que os objetivos de cada uma das empresas e de seus acionistas respectivos sejam alcançados sem interferência.

Liderança

O time de gestão da Omega Energia é composto, sobretudo, por pessoas com alto engajamento atuando como donos do negócio e comprometidas de forma irrevogável com a ética e melhores práticas. O time tem alto conhecimento técnico e operacional, vasta experiência no desenvolvimento e operação de ativos de geração de energia elétrica, histórico diferenciado em investimentos no setor, bem como na identificação de oportunidades e execução de aquisições. Nosso time atua com foco em resultados tendo a meritocracia como parâmetro para decisões e incentivos.