Notícias

Novidades sobre a Omega e sobre Energia limpa

29/05/2017

Laboratório e Curso Técnico ajudam a formar profissionais no Piauí

Iniciativa da Omega Energia em parceria com o IFPI visa formar profissionais em sistemas de energia renovável.

Com forte presença no Nordeste, a Omega Energia inaugurou na última semana seu mais recente investimento na região: um laboratório de formação técnica e científica em sistemas de energia renovável, em uma parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Parnaíba, no norte do Estado.

O laboratório é a segunda iniciativa do tipo da empresa na região. O primeiro foi na viabilização de um curso técnico focado em energias renováveis, um dos primeiros do país, oferecido no IFPI desde o ano passado, implantado no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

“Sabemos que mão de obra é uma das fragilidades do setor de energia eólica. Já precisamos trazer funcionários de fora do país para atividades simples”, disse Antonio Bastos, presidente da empresa.

Para a empresa, que opera dois parques eólicos que somam 144,8 megawatts (MW) de potência em Parnaíba, é interessante poder participar do treinamento de possíveis futuros funcionários. “Ter a capacidade de ajudar a formar pessoas com competitividade cria um círculo vicioso bom para a empresa”, afirmou o executivo.

Também como parte da sua atuação social na região, a Omega inaugurou semana passada um centro de educação em Ilha Grande, litoral do Piauí, para atender a comunidade do Labino, vizinha dos parques eólicos da Omega.

A empresa, que foi responsável pela construção do espaço, fará a gestão do projeto no primeiro ano de funcionamento. As instalações vão servir para a educação complementar para os alunos.

Fonte: Valor Ecônomico