Omega Desenvolvimento

Omega Desenvolvimento

Omega Desenvolvimento origina e desenvolve empreendimentos de geração renovável sob criterioso processo de alocação de capital e sustentabilidade.

A Omega Desenvolvimento é uma das líderes brasileiras em desenvolvimento de energia renovável tendo entregue retornos superiores a seus investidores desde 2008. A razão de ser da Omega Desenvolvimento é gerar valor com a prospecção, estruturação, licenciamento, engenharia e implantação de projetos eólicos, hidrelétricos e solares. Atualmente, a empresa trabalha no desenvolvimento de um portfolio de aproximadamente 3.000 MW, na implantação do complexo eólico Delta nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará além de 3 empreendimentos solares.

Sua energia foi vendida majoritariamente no leilão A-5 de 2013, mas também no mercado livre de curto prazo e no A-3 2015. São três parques eólicos com um total de 34 aerogeradores e capacidade instalada de 74,8 MW, o que atende a cerca de 350 mil pessoas.

Já o Delta 3 vai duplicar a capacidade de geração da Omega: em sua primeira fase, seus oito parques terão capacidade instalada de 220,8MW, o suficiente para abastecer aproximadamente 700 mil domicílios. Primeiro complexo eólico do Maranhão, já contabiliza investimentos de R$ 1,5 bilhão (cerca de 1% do PIB do Estado). A construção teve início em fevereiro de 2016 e deverá ser concluída no segundo semestre de 2017.

Localizado nos municípios de Paulino Neves e Barreirinhas, no Piauí, o complexo Delta 3 conta com um total de 96 aerogeradores, cada um com capacidade de 2,3 MW de geração. A energia foi comercializada em leilões do governo (A-3, em agosto de 2015 – 193,2 MW, e LER, em novembro de 2015 – 27,6 MW). O fator de capacidade previsto para o parque é de 57,1%.

O empreendimento vai estimular significativamente o desenvolvimento da região, uma das com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Em termos de infraestrutura, a Omega viabilizou a construção de uma estrada de 36 quilômetros interligando Barreirinhas e Paulino Neves, um desejo antigo dos moradores da região.